Formação

Workshops interativos, que usam o jogo teatral para o desenvolvimento de competências

Entre outros, trabalhamos as seguintes competências através de metodologias teatrais

Comunicação em público

Comunicação interpessoal

Storytelling

Liderança

Trabalho em equipa

Gestão de conflitos

Improviso aplicado (liderança, vendas)

Orientação para o cliente

Storyselling

Metodologia

“O trabalho em equipa no teatro é sobre ouvir e responder, não como indivíduos isolados, mas como partes interdependentes de um todo em constante transformação.” 

A metodologia é o grande fator diferenciador na formação da Didaskalia. Usando o storytelling em todas as ações como ferramenta de criação de sentido, conduzimos os participantes através de um conjunto de exercícios experienciais, que incluem cenarização, dramatização, role play e jogos teatrais, para trabalhar competências específicas. 

Fortemente interativo e participativo, o nosso método privilegia a criação de sentido pelo participante, através da observação/vivência de situações paralelas com a realidade.

Áreas de Formação

Criamos programas de intervenção e percursos formativos à medida nas seguintes áreas:

Teatro é comunicação. Partilhamos com os profissionais das empresas as técnicas aprendidas pelos nossos atores para uma comunicação impactante. Da presença à voz, da organização dos conteúdos à forma como estes são entregues. Da escuta à empatia, abordamos todas as vertentes da comunicação eficaz. 

Em liderança, é fundamental perceber quais os papéis a desempenhar. Com base neste pressuposto, trabalhamos sobre o papel do líder e do liderado, usando a nossa metodologia em conjunto com as teorias tradicionais de liderança, centrando-nos no papel da comunicação para consolidar a relação entre líder e liderado.

A relação com o cliente não se presta a ensaios, mas a nossa formação sim. Usamos a cenarização e o role play como metodologias principais e trazemos os clientes, interpretados por atores, para a formação, simulando situações de conflitos, conversas difíceis, tensão, e abordagens de venda numa formação prática com resultados no dia-a-dia. 

Workshops

Os workshops da Didaskalia são as nossas formações bestsellers, transversais a diferentes clientes dos mais diversos setores.

Formações Diferenciadoras

Formatos diferenciadores, em que a metodologia artística é colocada ao serviço do desenvolvimento dos profissionais.

Residências de líderes

Semelhantes às residências artísticas, as residências de líderes destinam-se a equipas de liderança e têm o objetivo duplo de fortalecer os laços das equipas de direção e ajudar os seus elementos a partilhar e aprender com os inputs dos restantes colegas. 

Funcionam em regime de residência de três dias. Durante este período existem momentos de partilha, reflexão individual e em grupo e construção conjunta.

Um teambuilding para equipas de liderança maduras que procuram aprofundar as relações com os seus pares.

Clubes de teatro

Os clubes de teatro são espaços de criação e desenvolvimento de competências para colaboradores de diferentes empresas, com funções semelhantes. 

Durante um período de três meses, em sessões semanais de duas horas e meia, irão montar um espetáculo de teatro, ao mesmo tempo que treinam competências de comunicação e liderança com o auxílio de atores, encenadores, coreógrafos e coaches de voz. Um exemplo de arts based learning, pioneiro em Portugal.

Descubra os nossos
Case Studies

Projetos desenhados à media que (nas palavras de clientes e participantes) foram um espetáculo. Para nós, é sempre um gosto. 

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A minha apresentação é um espetáculo

Formação em competências de apresentação em público. Trabalhamos os vários momentos da preparação: da criação do guião, às competências de comunicação verbal e não verbal (corpo, voz, presença), passando pelos suportes auxiliares para a criação de apresentações com impacto, que respeitem a autenticidade e estilo de cada participante.

Improviso aplicado

Trabalhamos as técnicas de improviso em diferentes contextos. Através da partilha da mecânica do teatro de improviso, treinamos os participantes com o uso das regras de improviso, em cenários criados de acordo com a necessidade do cliente, sobretudo nas áreas da liderança e da relação com o cliente (vendas e atendimento).

Storytelling

O storytelling capta a atenção e ajuda a criar sentido e significado. Todos contamos histórias e temos inúmeras que podem ser usadas na comunicação. No workshop de Storytelling da Didaskalia ajudamos os participantes a identificar as histórias mais adequadas ao propósito da sua comunicação e a contá-las de forma a que sirvam esse propósito e tornem a sua mensagem memorável.

Gestão de conflitos

Gerir conflitos ou situações de grande desgaste emocional é das temáticas onde somos mais procurados nas nossas formações. Trabalhamos com cenários verosímeis e com perfis de personagem interpretadas pelos nossos atores e, através da cenarização e role play, ajudamos os participantes a identificar as melhores abordagens e a definir estratégias para lidar com o conflito, resolvendo-o da forma mais eficaz possível.